Adição e subtração de duas frações



método da borboleta (The butterfly method) pode ser visto por alguns como um truque muito bacana que auxilia na resolução de problemas que envolvem a adição/subtração de duas frações e por outro lado pode ser visto como uma forma de decoreba por muitos professores. Apesar disso o método é extremamente comum em materiais didáticos de Matemática nos Estados Unidos e em muitos canais do YouTube sejam eles nacionais ou internacionais. O método da borboleta pode trazer benefícios e malefícios aos alunos no estudo das frações, a sua utilização não deixa de gerar um questionamento acerca do duelo: Método da Borboleta x MMC. 
Até que ponto isso é prejudicial ou benéfico, ou seja, entender o conceito e não saber realizar a operação ou ser capaz de realizar a operação sem compreender o conceito?
Dito isso, após experimentar o Método da Borboleta nas atividades em sala de aula nas mais variadas situações aconselho o uso do método como uma ferramenta que venha a complementar o conhecimento do aluno sobre operações de adição e subtração entre duas frações de modo que ele possa compreender conceitualmente o significado da operação e ao mesmo tempo seja capaz de usar o método como uma ferramenta acessória ao cálculo. Uma boa leitura sobre um relato acerca dos desafios sobre a utilização de dicas e truques no ensino da Matemática pode ser visto clicando aqui.